Oficina do Gif

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Pregação Escrita- A Tentação de Jesus


A Tentação de Jesus-Mateus cap.4 : vs.1-11


Texto: Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo transportou à Cidade Santa e colocou-o sobre o pináculo (Pináculo é o ponto mais alto de um determinado lugar, um edifício ou uma torre) do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus : Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.”

Como lemos nessa passagem, Jesus, passou pelo deserto quarenta dias e quarenta noites em jejum. Depois desse período, ele teve fome, até porque, sabemos que Jesus foi 100% Deus, mas também foi 100% homem, e as necessidades físicas dele, pediam comida, porém, ele estava preparado espiritualmente pra jejuar por esse longo período, pois estava em comunhão com o Espírito Santo de Deus. Quando estamos em comunhão com Ele, ao fazermos o jejum, conforme o nosso envolvimento com o Espírito Santo, e a nossa adoração durante esse período, as nossas limitações físicas são esquecidas.

TÓPICOS:

1°-Jesus foi tentado: O fato de Satanás ter tentado Jesus, foi uma tentativa de desviá-lo da perfeita obediência à vontade de Deus. Podemos ver, que Cristo, em cada caso de tentação, se submeteu à Autoridade da Palavra de Deus, ou seja, ao lermos a bíblia, ganhamos sabedoria da Palavra de Deus, e conforme vamos ganhando a sabedoria, vamos conseguindo AUTORIDADE que Deus nos dá através de sua Palavra, para driblar situações como as tentações que Satanás põe na nossa frente. Na maioria das vezes, as propostas que Satanás nos faz, são tão boas, que caímos na tentação, mas isso só acontece, quando não estamos revestidos com a Palavra de Deus e com o escudo da fé!

Porém, quando estamos lendo a bíblia sempre, tendo uma vida em comunhão com Deus, Satanás aparece, nos faz as propostas “boas”, mas essas propostas, não enchem os nossos olhos, pois estamos ligados com Deus, é como se Deus tirasse a vontade de possuir o que Satanás nos oferece todos os dias.
Jesus preferiu manter obediência e se submeter à Palavra de Deus, ao invés de submeter-se aos desejos de Satanás, ou o famoso “desejo da carne” (vs. 4,7,10).


O que podemos aprender com isso?


->Satanás é o nosso maior inimigo. O cristão deve estar consciente de que está numa guerra espiritual contra poderes malignos invisíveis [que é o famoso “Nada haver”]. Se vermos em Efésios 6: 11,12, diz assim: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” 

[Hostes espirituais da maldade: Todos os dias, travamos uma batalha espiritual contra Satanás e uma multidão de espíritos malignos. Os poderes das trevas são os governantes espirituais do mundo, que incitam os ímpios, se opõem à vontade de Deus e constantemente atacam os crentes. É uma vasta multidão, altamente organizada em forma de império do mal, tendo categorias e ordens.]

->Sem o devido emprego da Palavra de Deus, o cristão não pode vencer o pecado e a tentação. Quer saber dos 6 passos necessários para usar a Palavra de Deus e assim, vencer a tentação?

 1-Reconhecimento. Devemos reconhecer que mediante a palavra de Deus, o cristão tem poder pra resistir a qualquer sedução que Satanás lhe apresente.

 2-Memorize a Palavra de Deus em sua alma e mente.

 3-Medite nos versículos memorizados, de dia e de noite.

 4-Repita a passagem memorizada, para si mesmo e para Deus, no momento em que você for tentado.

 5-Reconheça e obedeça ao impulso do Espírito Santo para obedecer a Palavra de Deus.

 6-Envolva TODOS esses passos com oração 
   Passagens para memorização em caso de tentação: 
   -Tentação em geral (Romanos 6 e 8). 
   -Tentação para imoralidade (Romanos 13:14) 
   -Tentação da mentira (Colossenses 3:9, João 8:44) 
   -Tentação do mexerico (Tiago 4:11)
   -Tentação da desobediência aos líderes espirituais (Hebreus 13:17)
   -Tentação do desânimo (Gálatas 6:9), medo do futuro (2Timóteo 1:7).

2°-Jejum de 40 dias: Jesus foi pro deserto fazer um jejum de 40 dias, e depois teve fome, e a seguir, foi tentado por Satanás a comer. Isso pode nos indicar, que Cristo não comeu NADA, mas bebeu água. Pra conseguir ficar 40 dias sem beber água e continuar vivo, pode ter certeza que é um milagre. Uma vez que Cristo teve que enfrentar a tentação, como representante do homem ele poderia empregar nenhum outro meio pra vencer a tentação, além de um homem cheio do Espírito Santo.


3°-“Está escrito”: Satanás empregou a Palavra de Deus com a finalidade de tentar Cristo a pecar. Às vezes, o não-crente emprega as Escrituras na tentativa de persuadir o crente a fazer algo que aquele sabe que está errado ou é impróprio. Alguns textos bíblicos , retirados do seu contexto, ou não comparados com outros trechos da Palavra de Deus, podem até mesmo dar a aparência de justificar o comportamento pecaminoso (1 Coríntios 6:12-> “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”). 

O crente tem que estar atento e conhecer profundamente a Palavra de Deus e precaver-se daqueles que pervertem as Escrituras a fim de satisfazerem os desejos da carne. O apóstolo Pedro fala daqueles que torcem as Escrituras , para a sua própria perdição (2 Pedro 3:16->”Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes (ímpios) torcem igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.”). 

Se você fica usando essa desculpinha de “está escrito” pra poder pecar, pode parando por agora mesmo, e se você peca usando essa desculpa, e depois vem usando a desculpa “Sabe como é né? A carne é fraca, não consegui resistir atentação...”, você não está agindo com sabedoria, por deixar satanás usar sua boca e sua mente! A carne é fraca porque você não está certinho com Deus, porque você não estuda a bíblia e fica escolhendo sempre o pecado, a carne pode ser fraca, mas você não deve usar o pecado pra fortalecer a sua carne, e sim, a Palavra de Deus!

4°-Todos os reinos do mundo: Jesus rejeita a oferta que Satanás lhe fez, do domínio sobre todos os reinos do mundo. O reino de Jesus, na presente era, não é um reino deste mundo (João 18:36,37). Ele recusa um reino para si através dos métodos mundanos de transigência, poder terreno, artifícios políticos, violência, e outras coisas humanas. O reino de Jesus, é um reino espiritual, no coração dos seus, os quais foram tirados do mundo. 

Como reino celestial: é alcançado através do sofrimento, da abnegação, da humildade e da mansidão; requer que dediquemos o nosso corpo como sacrifício vivo e santo, em completa devoção e obediência a Deus; implica em lutar com armas espirituais contra o pecado, a tentação e Satanás; e importa em resistirmos à conformação com este mundo.

Outros Tópicos:



Quando Jesus disse: “Nem só de pão viverá o homem”, Jesus cita o Antigo Testamento (Deuteronômio 8:3), ao enfrentar a situação de Satanás.
1    
      1.      Jesus diz que tudo o que é importante na vida depende de Deus e da sua vontade (João 4:34). Esforçar-se por por sucesso, felicidade e coisas materiais, à parte do caminho e propósito de Deus, vai te levar à amargura e desilusão e terminará em FRACASSO.
2    
      2.      Jesus deixa bem evidente essa verdade ao ensinar que devemos buscar em primeiro lugaro Reino de Deus; se fizermos isso, pode ter certeza que tudo o que você precisar a mais, Deus vai te dar, Ele falou isso na bíblia, mas vai ser de acordo com a vontade e propósito dEle, como diz em Mateus 5:6, devemos ter fome e sede de JUSTIÇA de Deus e em Mateus 6:33, diz o seguinte: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”, essa busca, deve ser contínua, um versículo, está indiretamente ligado ao outro, por que se associarmos, vamos entender que devemos ter fome e sede de BUSCAR a presença de Deus e a sua Justiça, e que se fizermos isso, todas as outras coisas, nos serão acrescentadas.

    
Gostaria que vocês guardassem esse versículo na sua mente e no coração, é um versículo que vai ajudar muito a vencer as tentações. Está em Tiago 4: 7. 
      “SUJEITAI-VOS, POIS, A DEUS, RESISTI AO DIABO, E ELE FUGIRÁ DE VÓS”
   
      Dica pra seguir o que diz o versículo:
“Sujeitai-vos a Deus (DIÁRIAMENTE), resisti ao diabo (CONSTANTEMENTE), e ele fugirá de vós (SEMPRE)"

Que a Graça e a Paz do Senhor esteja com você hoje e sempre. Amém!


Equipe Uma Ajuda do Alto
     



2 comentários: