Oficina do Gif

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Despertando do sono - (Gn 28:12-16)


“ Despertando Jacó do sono disse: Na verdade O Senhor está neste lugar; e eu não sabia." (Gn 28:16)

Matéria da Prª Ellen Leão (Pastora de Jovens
da Igreja Batista Manancial de Campo Grande)
Nosso Deus é O Senhor sobre todas as coisas. É Senhor do tempo, dos anos, dias, das horas, de cada momento... Num mundo onde as pessoas vivem de forma tão “independente”, onde as pessoas se acham “donas do seu próprio nariz” e se sentem capazes de se Auto-governar, às vezes pode parecer que a Soberania e o Governo de Deus não são notórios... pode até parecer, mas na verdade estão  intactos, desde a Eternidade... Nós fomos Criados pra depender dele, não pra caminharmos sozinhos.  

Deus é uma pessoa, que é Senhor sobre tudo, que tem todo poder e Autoridade, Ele é O EU SOU, aquele que sempre existiu !!  Pode parecer óbvio dizer tudo isso, mas muitos personagens bíblicos que temos como referência e muitos de nós, incorremos no erro de achar que sabemos tudo sobre a vida, sobre as circunstâncias, e até mesmo tudo sobre Deus !

Cultivamos no coração uma “arrogância velada”, não declarada, de que estamos aptos a exercer juízo de valor sobre tudo e sobre todos !! E Deus obviamente não pactua com a nossa arrogância. Na verdade  podemos até ser pessoas simples, e ainda assim guardarmos a arrogância da Independência no coração, ela fere o coração de Deus, foi assim no Éden. 

Jacó era assim antes de ter uma experiência pessoal e sobrenatural com Deus, Antes do Sonho que teve em Betel. Quero falar um pouco sobre como era Jacó antes de despertar do sono... Antes de ter a experiência sobrenatural daquele  sonho em Betel

1) JACÓ ACHAVA QUE SABIA DE TUDO  -  Jacó achava que por ser neto de Abraão, filho de Isaque, por ter recebido a bênção de seu Pai e ser alvo das promessas de Deus, sabia muitas coisas  sobre Deus ... Jacó tem tudo haver conosco, porque nós também achamos que sabemos de tudo. Existem coisas muito além de nós que ainda não entendemos... Então, Pare de Julgar a tudo e a todos!  Jacó, assim como nós, presumia que sabia muita coisa sobre Deus, mas na verdade Jacó não sabia de Nada! Ele nunca havia tido uma experiência Pessoal e Sobrenatural com Deus. Tanto é que ele se refere a Deus, falando com o Pai, dizendo  “O Senhor teu Deus” e não “o meu Deus”. (Gn 27:20).  Até aquele momento O Senhor era o Deus de Abraão e de Isaque, mas não de Jacó, ainda...

2) RESOLVIA TUDO NA SUA PRÓPRIA FORÇA (Gn 27:18-20)  Para conseguir a bênção de seu pai  Isaque, Jacó pactuou com o plano mentiroso de sua mãe, dizendo que era quem ele não era, e ainda colocou o nome de Deus no meio de sua mentira (Gn 27:20). Eis algumas das verdades nas quais os “independentes” acreditam: “_Deixa que eu resolvo!”, “_Eu estou no controle!” Muitos de nós não vivemos os milagres de Deus na nossa vida porque temos mais fé nas nossas verdades, no nosso “modo-operante” sobre aquele problema do que no Deus Todo-Poderoso! Nós armamos nosso “aparato de soluções”, depois chamamos Deus pra abençoar.  Deus não se encaixa nos nossos esquemas, nós é que temos que nos encaixar no esquema de Deus !!

3) JACÓ CONHECEU A DEUS QUANDO DEPERTOU DAQUELE SONO  ( Gn 28:13-15)
Aquela “sonequinha” de Jacó foi a melhor coisa que poderia  acontecer  em sua vida, porque através daquele sonho, ele passou a conhecer verdadeiramente o Deus de seus pais ( Jó 42:5). Jacó acordou, e nós também precisamos acordar... Jacó era descendente de Abraão, mas não conhecia o poder do Deus de Abraão!  Mas quando Ele se levantou  daquele sonho, ele era um Novo Homem! Jacó deixou ali seu excesso de autoconfiança, suas verdades, suas resoluções, ficou tudo ali jogado naquela pedra. Ele se levantou e disse: “Verdadeiramente, Deus está neste lugar, e eu não sabia!!”  Jacó estava dizendo:  “_Eu não sei de nada, eu não sou o esperto, não resolvo nada.. . Na verdade, Eu nunca conheci Deus...”   Jacó se levanta e começa a colocar Deus à frente de tudo, começa a fazer votos com O Senhor. Decide dar o dízimo de Tudo – o que aponta para entrega, para Aliança. Jacó vê uma escada cuja base estava na Terra e cujo topo alcançava os céus. Naquele sonho ele vê uma ligação entre o Sobrenatural  e o Natural, Ele vê o sobrenatural de Deus, e percebe que a vida dele estava inserida naquilo tudo. O Deus de Abraão e de Isaque, passava a ser também O DEUS DE JACÓ! (Gn 28:17-22)

O Espírito Santo está convidando a cada um de nós, sua Igreja, a se levantar do sono para viver uma linda experiência pessoal e sobrenatural com Ele.  Esse é o tempo, Receba!!

Prª Ellen Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário